Começar a semana com o bem-estar proporciona uma semana mais leve, produtiva e com tempo de qualidade. A organização define o “como” atingir as prioridades, metas e sonhos com clareza não somente por obrigação, mas com a satisfação de ter como recompensa o alcance dos objetivos. E a dica de hoje é “Dicas para organizar seu dia a dia” de forma funcional obtendo momentos de respiro. 

Por si só, a natureza segue um padrão organizado desde o nascer do sol até o anoitecer. No cotidiano existem horários e obrigações a serem cumpridos como: horário de acordar,  de pegar o ônibus, o dia da compra do mês e enfim… muitas demandas. A decorrer de como é a semana, coisas que não medem esforço físico ou mental se tornam desgastantes, confusas evoluindo para serem feitas de última hora. Por sorte existem pequenos hábitos e escolhas que ao optarmos por fazer, o fardo e a procrastinação que se chama: planejamento semanal  

O planejamento semanal, dentre várias origens, se consolidou no século 19 recorrente as demandas de metas de curto e longo prazo durante a Revolução Industrial. Existem vários métodos de planejamento semanal no qual você pode se adaptar no seu dia a dia. A seguir você irá conhecer modelos para sua organização. 

O próprio nome diz: o que você quer “ter”? Essa técnica é usada para definir planos de longo prazo, ele estipula o que é possível fazer de acordo com as condições; Ele é dividido em 4 tópicos: 

  • Deve ter: é a tarefa que prioriza os casos de urgência, que precisam de uma decisão imediata não permitindo que as tarefas sejam adiadas para semana ou dia seguinte. Exemplo: Tomar um medicamento de saúde. 
  • Deveria ter: é uma tarefa que mede algo que é importante, precisa de um acompanhamento, porém pode ser adiado para o dia, como também para a semana seguinte. Exemplo: atualizar os dados no currículo. 
  • Poderia ter: são tarefas que demandam tempo, possam trazer uma satisfação imediata, mas que não necessariamente precisam de ser feitas naquele momento. Exemplo: aprender a fazer uma torta de limão com massa folhada artesanal. 
  • Não terá: são tarefas que necessitam de um olhar mais detalhado e de longo prazo, equilibrando os prós e contras para que ao ser executada a tarefa não possua falhas. Exemplo: Um intercâmbio. 

O método de organização ABCDE é utilizado para listar tarefas de longo prazo e assim delegar entre você sua e sua família. As divisões das tarefas são divididas pela: 

  • Tarefa A: alta propriedade organiza tarefas extremamente urgentes e que não podem ser adiadas. 
  • Tarefa B: média prioridade, tendo em conta tarefas importantes, que todavia podem ser estendidas após a finalização da tarefa A.
  • Tarefa C: baixa prioridade, podendo ser adiada. 
  • Tarefas D: delegar as tarefas A,B e C com seus familiares. 
  • Tarefa E: são tarefas que podem ser adiadas ou excluídas.

O Princípio de Pareto, diferente dos outros métodos que seguem um passo a passo, segue a regra 80/20 afirma que 80% do desempenho investido são obtidos através dos 20% das demandas realizadas. Para colocar em prática é indicado fazer uma lista de metas, causas e empecilhos, após isso selecione uma tarefa que necessite de mais atenção, pois ela irá determinar os 80% do rendimento. 

Ao seguir um planejamento, é possível ter mais clareza em relação às prioridades, evitando fazer em cima da hora, prevenindo transtornos como estresse e procrastinação e desânimo. 

Você conhecia algumas dessas técnicas? Conta para a gente nos comentários!

Deixe um comentário

Tendência