Recentemente estreou na Globo a novela “Três Graças”, substituindo “Vale Tudo” no horário das 21 horas. Escrita por Aguinaldo Silva, um dos pontos centrais da trama gira em torno da doença da personagem Lígia, vivida por Dira Paes. Lígia sofre de Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP), uma doença rara e progressiva caracterizada pelo aumento da pressão na circulação pulmonar.

 Alguns sintomas da doença são falta de ar, fadiga, dor ou pressão no peito. Segundo uma pesquisa realizada pela MSD (Merck & Co. Inc.) em 2020 e 2021 no Brasil, Argentina, Colômbia e México, o tempo médio para o diagnóstico é de quase dois anos, isso por conta da alta taxa de erros de diagnóstico. Na Argentina 57% dos pacientes entrevistados relataram ao menos um diagnóstico incorreto, no México foram 55%, na Colômbia 51% e no Brasil 44%.

A demora do diagnóstico correto pode comprometer o tratamento da doença, pois permite está continue evoluindo, podendo se tornar fatal. Casa não receba o tratamento adequado, o paciente pode sobreviver por aproximadamente 3 anos. Em geral, os exames solicitados para o diagnóstico são o teste de função pulmonar, exame de perfusão-ventilação, ecocardiograma, raio-X da região do tórax e tomografia.

A HAP acomete cerca de 2 a 4 vezes mais mulheres do que homens, principalmente aquelas de 20 a 40 anos, e traz riscos significativos durante a gravidez, tendo uma mortalidade materna de 56% e neonatal de 13%.

A doença causa um impacto emocional nas pacientes independentemente da região em que vivem. Em uma pesquisa feita pela MSD nos Estado Unidos, Alemanha, Canadá, Itália e Reino Unido com mulheres de 21 a 50 anos que possuem hipertensão arterial pulmonar 80% das mulheres participantes relataram que a depressão é um dos principais desafios durante o processo de tratamento.

A HAP idiopática ocorre quando não existe uma causa específica para a doença, mas ela também pode se desenvolver através de outros fatores como o uso de alguns medicamentos inibidores de apetite e em decorrência de problemas cardíacos e do HIV.

É recomendado que as pessoas com o diagnóstico tomem algumas precauções para levarem uma vida mais saudável. Diminuir os esforços na rotina, abstenção do cigarro, redução no consumo de sódio são algumas atitudes que podem contribuir na melhora dos sintomas.

Saiba como é viver com HAP em: “Como é viver com Hipertensão Pulmonar” – https://www.youtube.com/watch?v=isqzQgFUBNM

Deixe um comentário

Tendência