Tendo como sede o Museu Afro Brasil no parque Ibirapuera, a exposição temporária “Popular, Populares“, com curadoria de Hélio Menezes. Com obras de artistas pretos e indígenas, a mostra provoca o conceito de arte popular explorando sua abundância.
Com trabalhos que navegam desde o minimalismo ao antropomorfismo,  convidando os visitantes a ultrapassar suas barreiras históricas e culturais na definição do que é o “popular”.
A “Popular, Populares” faz parte de uma exposição maior chamada “Encruzilhadas da Arte”, feita pelo Ministério da Cultura e o Banco do Brasil, que busca trazer obras de 69 artistas de todas as regiões do país, buscando mostrar que a presença negra sempre esteve na arte brasileira.
Evidenciando relações de diferentes tempos, temáticas, formas e cores, e como citado no site do projeto: “sem esgotar a abrangência, a complexidade e as distintas pesquisas empregadas pela produção artística e intelectual de pessoas negras. As vias possíveis de confluências acontecem, desse modo, na coletividade, mas sem perder a subjetividade dos trabalhos aqui apresentados.”  Idealizada pelo Projeto Afro, uma plataforma que busca mapear artistas negros/as/es, com mais de 300 já mapeados, a exposição quer propor um outro referencia de historia, mas não pela ótica branca.

  • Datas:
  •  23 de outubro de 2024 até 31 de dezembro de 2025
  • Visitação:
  •  de terça à domingo, das 10h às 17h (permanência até às 18h)
  • Curadoria
  • Hélio Menezes

Link do Projeto Afro: https://projetoafro.com/

Deixe um comentário

Tendência