De 8 de dezembro a 6 de janeiro de 2026 a Praça de São Pedro sedia a exposição “100 Presépios no Vaticano” e recebe mais de 130 presépios de artistas de 23 países. O Santuário Cristo Redentor representa o Brasil pelo Presépio “Casa Comum: O Redentor que Cuida” e o quadro “Esperança que Vem do Mar”. As obras são confeccionadas com materiais sustentáveis e levam ao Vaticano uma importante reflexão sobre a preservação da natureza.

Imagem: Santuário Cristo Redentor

O educador ambiental e gestor Marcos Martins foi o criador do quadro “Esperança que Vem do Mar”, e utilizando da técnica de colagem artística, ressignifica plásticos coletados na Baía de Guanabara. A obra leva ao Vaticano o tema da sustentabilidade e ilumina a importância da preservação dos oceanos. 

Segundo a Organização Internacional Oceana, no Brasil cerca de 1,3 milhão de toneladas de plástico vão para o oceano por ano, o que gera problemas aos ecossistemas, à vida marinha e também é nocivo à saúde humana. Ao utilizar de plásticos coletados das águas, a obra leva ao evento uma reflexão sobre o descarte correto e o cuidado com a vida marinha. “Trazer ao Vaticano uma obra produzida com resíduos do mar é afirmar que a beleza e a preservação caminham juntas quando escolhemos cuidar da Casa Comum”, afirma Marcos Martins.

Imagem: Santuário Cristo Redentor

A artesã Eva Gomes confeccionou o presépio com o uso de fibras naturais, como palha de milho, taboa, fibra de bananeira e de coco. Além disso, a obra contém materiais reaproveitados da Região dos Lagos (RJ), e dessa forma, preserva técnicas tradicionais de produção da Família Gomes, e reforça práticas sustentáveis presentes na memória cultural fluminense. “Ver um material tão humilde chegar tão longe mostra que o ‘simples e divino’, como sempre digo, pode alcançar lugares que meus olhos aqui no Brasil talvez jamais alcançassem. É uma alegria imensa levar para o Vaticano um trabalho feito com a terra, com a natureza e com a nossa tradição” diz a artesã.

Imagens: Santuário Cristo Redentor

O reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, compartilha a emoção de levar ao Vaticano as obras brasileiras: “A participação do nosso presépio na Exposição ‘100 Presépios no Vaticano’ é motivo de profunda alegria e testemunha o compromisso do Santuário Cristo Redentor com a ecologia integral.”

Esta já é a oitava edição da exposição internacional e neste ano exibe 132 presépios de diferentes países da Europa, América Latina e também da Ásia. A exposição das obras sustentáveis é uma oportunidade de aumentar o debate sobre a preservação dos oceanos e dos recursos naturais brasileiros por meio da arte.

Deixe um comentário

Tendência