Durante o período de fim de ano aumentam os casos de fuga de animais domésticos e isso se dá pela queima de fogos de artifício. Segundo o Clube Americano Kennel, enquanto a audição humana não ultrapassa 20.000 Hertz (Hz), cães conseguem ouvir de 45.000 a 65.000 Hz e, sons acima de 60 decibéis podem provocar estresse físico e psicológico aos pets.

Em junho de 2021 foi aprovada a lei Nº 17.389, que determina a proibição da queima, soltura, comercialização, armazenamento e transporte de fogos de artifício estampidos e de qualquer material pirotécnico de efeito sonoro ruidoso no Estado de São Paulo. Embora o cumprimento da lei seja obrigatório por todo o território estadual, ainda há registros de queima de fogos de artifício estampidos, principalmente nessa época do ano. 

Confira abaixo algumas dicas do especialista em comportamento canino Richardson Zago, fundador da Zago Adestramento e saiba como proteger seu pet.

O especialista Zago explica a importância de oferecer ao pet um ambiente no qual ele possa se sentir seguro: “Locais menores oferecem sensação de proteção. É importante deixar tudo acessível para que o cão possa se acomodar rapidamente”. Dessa forma, caixas de transporte, casinhas e tocas podem ajudar a aliviar a tensão.

Além disso, é possível fazer colocar algodões no ouvido do animal, o que pode ajudar a diminuir o impacto sonoro provocado pelos fogos e evitar ainda mais o desconforto.

Para evitar fugas, é de extrema importância checar se portas e janelas estão bem fechadas. Porém é sempre bom estar preparado e, garantir uma identificação ao pet como plaquinhas e coleiras com informações sobre o dono aumenta as chances de um retorno mais seguro.

Zago explica que o animal tem o tutor como referência emocional, dessa forma, agir naturalmente evita que o pet veja a situação como uma ameaça ainda maior. Procure manter-se perto do animal e ofereça apoio à ele, porém tome cuidado com abraços muito apertados, eles podem reforçar a ideia do perigo e ameaça.

Uma boa alternativa é, de maneira leve e cuidadosa, envolver o animal em um pano. Essa pressão suave ajuda a regular o sistema nervoso e pode ajudar a reduzir a ansiedade do pet.

A Cacau Comunicações deseja boas festas para você e seus pets!

Deixe um comentário

Tendência