A exposição Demonstra: Pela Poética Def veio do desejo de criar um espaço onde artistas, educadores e pesquisadores com deficiência pudessem pensar em seus trabalhos como os protagonistas.

“A Demonstra foi criada em 2021 como uma plataforma de investigação e difusão da produção artística de pessoas com deficiência. A ideia era promover acessibilidade estética, crítica e institucional. Desde então ela vem sendo uma referência no mapeamento de práticas e poéticas que, como dizemos, tensionam os limites da normatividade nas artes visuais, que é nosso campo. Além disso, a Demonstra também vem sendo uma maneira de articular redes de criação entre Brasil e Portugal”, destaca Daniel Moraes, artista e fundador da Demonstra.

Com obras de Lua Cavalcante, Jeff Barbato, Guto Oca, João Paulo Racy, Daniel Moraes e Nara Rosetto, o ponto de partida da mostra são os processos desenvolvidos e explorados durante o período da primeira edição da Residência Artística Demonstra, em 2021. A amostra utiliza  três eixos abertos e inter-relacionados – Derritório, Manifestu e A Monstra – que convocam aproximações a conceitos e lugares de subjetivação e experiência estética.

Usando diferentes linguagens – como desenho, fotografia, objetos-instalativos, vídeo-performance e publicações. Para além da inclusão, a Demonstra reivindica memória, permanência e potência criativa no espaço das artes visuais contemporâneas.

Local:
Centro Cultural Fiesp
Endereço:
Avenida Paulista, 1313 – Bela Vista
Quando:
Até 3 de maio de 2026
Horário:
De terça-feira a domingo, das 10h às 20h

Deixe um comentário

Tendência