Começou o ano e lá estamos nós cheias de planos para os próximos trezentos e tantos dias. É fato que uma vida planejada pode ser um caminho para se diminuir a ansiedade, mas planejamento demais gera expectativas e essas não são boas, não… Vez ou outra, excesso de expectativas gera frustração, que é inimiga da saúde mental da mulher.
E é sobre isso nosso papo de hoje: a saúde mental da mulher e a relação com tantas expectativas.
Começo te fazendo uma pergunta “ todas as suas expectativas, ou planos, ou seja lá como você quiser chamar, de fato são suas ou são somente as necessidades de atender o que o outro pensa? O que os outros esperam de você? Essa é uma dualidade que vivemos sempre.
Nossa sociedade espera muito das mulheres, talvez, muito mais que dos homens, mas eu só posso falar do lado onde me encontro, o feminino. É peso baixo, é namorado/marido perfeito, um trabalho bem-sucedido, necessidade de dar conta de tudo, ganhar dinheiro próprio, mas casar com alguém com estabilidade financeira, ser linda, magra, malhada, bem vestida, cheiro, cabelos e pele hidratados e bem alinhados, e por aí vai, mas a vida real é assim mesmo? Aqueles modelos que vemos na internet são reais de fato?
Lógico que não!
O mais comum é vivermos correndo de lá para cá, sobrecarregadas, tentando atender as necessidades de todo mundo ao nosso redor, e, se você for casada e tiver filhos, aí é que as suas necessidades ficam mesmo em qualquer outro plano, muito distantes da prioridade de si mesma.
Eu sempre tente entender porque recai sobre a mulher o fardo tão dilacerante de viver uma vida perfeita, se a imperfeição faz parte da vida… E não é uma pergunta, é uma constatação. E é peso demais para carregar. Assim, tentando correr atrás dessa perfeição, nos vemos não realizando de fato nada que nos dê prazer.
Aposto que você colocou na sua lista para 2026 a necessidade de fazer mais atividades físicas, de diminuir o tempo nas redes sociais e ganhar mais dinheiro. Agora vai a minha pergunta mais difícil para você… Você colocou a necessidade de sorrir mais? De dividir as tarefas domésticas para você poder descansar um pouquinho por dia? De sonhar em realizar alguma coisa para você, mesmo que seja somente algo que pareça bobagem para quem está de fora, mas que para você seria importante?
Então, vamos combinar que talvez a sua cartinha de ano novo possa ser reescrita, com coisa mais reais e que de fato possam te trazer realização. Sem cobrança, sem fotos para postar, sem necessidade de agradar ninguém, só a você mesma.
E aí, está preparada para essa nova jornada.
Vamos juntas e, com certeza, chegaremos ao final de 2026 mais saudáveis, com a cabeça bem mais leve do que outros anos que merecem ser deixados lá onde devem estar, no passado.
A Cacau sempre deseja saúde para você e para quem você ama.
Beijo da Linda para você, até a próxima.






Deixe um comentário