Desde a minha infância, eu sonhei ser jornalista, porque contar e escutar histórias sempre foi um combustível para a minha criatividade, e ainda aplacava o meu desejo de perguntar, porque eu sou a rainha das perguntas. Ah, essa é uma questão importante para uma jornalista, sabia? É a base da formação de um bom profissional da notícia, porque a pergunta nasce como um textinho lá na sua imaginação, muito antes de sair da sua boca.

Outra coisa que sempre me motivou foi escrever. Escrever é um ato de contar as memórias que serão lidas para sempre, contar as suas histórias e as dos outros, mas mesmo com esse apelo sedutor, muita gente tem muito medo de escrever.

Eu nem sei exatamente o porquê desse medo aparecer tão forte na nossa sociedade, talvez porque ler também seja um tabu. Eu tinha um professor que dizia que “quem não lê não escreve”, e hoje eu entendo perfeitamente o que ele queria dizer: ler aumenta o seu poder de construir textos e compreender o que eles querem dizer, sem precisa do auxílio de fotos para ajudar o entendimento.

Voltando ao cerne da questão, escrever é uma técnica e toda técnica precisa ser aprendida, repetida mil vezes até você entender direitinho como deve ser desenvolvida, treinada com muita dedicação e aí você conseguirá escrever de forma segura. Então, mesmo que você não consiga nem desenrolar um tweet, dá para aprender a escrever bem e realizar aquele seu velho sonho de conseguir redigir uma carta de amor bonita, escrever um livro inteirinho, ou, com menos glamour, mas tão importante quanto, ser dona dos textos dos seus projetos profissionais.

Agora que resolvemos a questão de que é possível você conseguir escrever, mesmo começando do zero, partimos para refinar esse seu novo conhecimento. Diferente do que a palavra falada apresenta, escrever demanda pesquisa, organizar conteúdo de verdade, mesmo que você viva em uma sociedade que a foto e o vídeo curto sejam materiais de sobrevivência, como você poderia pedir para uma IA, por exemplo, para te dar uma imagem perfeita se você não souber escrever bem e dizer exatamente o que você quer?

Ainda temos outras situações complexas, como fazer uma apresentação de quem você é em uma entrevista de emprego, um relatório de trabalho, uma proposta de projeto, uma carta, seja de amor ou ódio, e tudo o mais que fazemos quando escrevemos bem e com segurança, então, vamos combinar que escrever é uma demanda urgência, vai garantir mais segurança para você e ainda aliar o peso que você sente na hora de escrever alguma coisa e ser julgada de forma negativa.

Sempre que você for escrever, pense: É POSSÍVEL.

A Cacau sempre deseja saúde para você e para quem você ama, e que se sinta segura em todos os momentos. Beijo da Linda para você, até a próxima.

Deixe um comentário

Tendência